Saturday, October 25, 2008

Colectiva de artes plásticas

Poderia definir-se “afrontamentos”, que apesar de insinuar confronto, embaraço, como as erupções de suor, ondas de calor e palpitações no coração num clima erótico, assim como as mudanças hormonais, resfriamentos, calafrios e calores na fase durante a menopausa e andropausa, também chamados achaques físicos e psíquicos (climatério).

Neste projecto colectivo, vários artísticos plásticos apresentam uma obra em que este conceito serve como matriz. Aqui os “Afrontamentos, palavra ambígua, ganham uma particularidade plástica e conceptual ao confrontar o público com várias soluções em que é esperada uma reacção activa e não indiferente por parte deste, podendo variar do encantamento ao espanto, do erotismo à reflexão social.
A intimidade é aqui questionada, assim como o conceito de espaço enquanto galeria ou espaço cultural,tendo as soluções artísticas a capacidade de o transformar, tal como o espectador, afrontado.

Este Projecto pretende interagir com alguns centros culturais, museus e galerias, como no exemplo de “Afrontamentos 1”, dupla de André Fradique e Vanessa Muscolino, na Galeria Projecto de Vila Nova de Cerveira ( ver imagens ).
Não pretendemos ficar limitado a um único espaço físico, conseguindo assim uma versatilidade e continuação, cruzando experiências de norte a sul do país por parte dos artistas e do público.
Estamos assim abertos a novas propostas por parte dos agentes de arte, divulgações, e patrocínios.O grupo de artistas que compôem os Afrontamentos não são fixos, aumentando ou diminuindo os particípantes consoante o espaço e o conceito do projecto.


Imagem de fundo: Artista: Pauliana Valente Pimentel
Título: Katti Paris. 2011/Série: MAKE UP
Data da Prova: 2011/Edição: 1 de 3 + 1 PA
Mancha de Cor: 47 x 70 cm
Impressão: Inject Epson Ultrachrome k3,
Traditional photo paper




No comments: